O
conceito de jogos cooperativos tem como elementos primordiais a cooperação, a
aceitação, o envolvimento e a diversão. Nos jogos cooperativos o confronto é
eliminado e joga-se uns COM os outros, ao invés de uns CONTRA outros. A
comunicação e a criatividade são estimuladas. Nos jogos cooperativos existe
cooperação, que significa agir em conjunto para superar um desafio ou alcançar
uma meta, enquanto que nos jogos competitivos cada pessoa ou time tenta atingir
um objetivo melhor do que o outro. Exemplo: marcar gols, cumprir um percurso em
menor tempo, etc.
Sugestão de Jogo Cooperativo:
Tema: Troque as Peças
Principal Objetivo: Aumentar a interação
entre as crianças.
Além do processo cognitivo, a troca de peças entre as crianças
na montagem do quebra- cabeça envolve-as em atividade cooperativa. Nesse jogo
elas descobrem que "abrir mão" de algumas coisas é o único modo de
continuar a brincadeira.
Faixa – Etária: A partir de 4 anos.
Material Necessário:
- Papel Sulfite A4 com desenhos para colorir
- Tesoura
- Lápis Preto
- Régua
- Lápis de Cor ou Giz de Cêra
- Folhas de Papel Almaço
- Preparação dos desenhos:
Os desenhos são distribuídos um para cada criança.
Devem ter o mesmo tipo de papel, formato e tamanho. Procure separar por temas
como: animais, frutas, esportes ou profissões, e prepare diferentes desenhos
sobre cada assunto.
- Divisão em grupos:
Divida a classe em grupos iguais e distribua os
desenhos, oferecendo um tema para cada grupo. Peça para os alunos colorirem as
figuras.
- Formando o Quebra - Cabeça:
Terminada a pintura, reúna os desenhos de cada grupo em
pilhas separadas. Sobreponha os cinco do mesmo tema, já coloridos, e recorte a
pilha de papéis de uma vez para que tenham cortes idênticos. Uma tesoura e régua
para dividir a pilha de folhas em seis pedaços, por exemplo.
- A Hora das Trocas:
A seguir, misture as peças recortadas de cada grupo e coloque
seis delas dentro de uma folha dupla de papel almaço, entregando a cada criança
um conjunto. O aluno, tentará, então, montar um desenho inteiro sobre a folha
de almaço, protegendo-o da visão dos colegas. Ele logo vai perceber que tem
figuras misturadas. Assim, a criança que tiver duas peças de um mesmo objeto
deverá conservá-las em seu poder e oferecer a outro jogador uma peça que não
lhe sirva, para trocá-la por uma do desenho que pretende completar.Se o colega
tiver a peça desejada, a troca é feita e a criança que acertou continua pedindo
peças às outras. Se errar, passa a vez para o colega que não tinha a peça
pedida, e assim sucessivamente, até que as imagens se completem. Será vencedor
o grupo que conseguir montar primeiro seus cinco quebra- cabeças.Durante o jogo
os alunos desenvolvem artimanhas de negociação, aprendem o valor das trocas e
do trabalho em conjunto.Dicas:
- No caso de duas crianças desejarem completar o mesmo desenho, o professor deve aguardar que o impasse seja resolvido entre elas, só interferindo se realmente for necessário.
- O jogo também pode ser feito sem ocultação, com todos interferindo na troca das peças.
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