Colocar limites, porém, nem sempre é
fácil. A tentação de ficar irritada e começar a gritar pode ser grande.
1)
-
Acima de tudo seja coerente: Não confunda as crianças com graus de
aceitação diferentes perante um determinado comportamento. Se subir na cadeira
for uma proibição sua, esta deve ser sempre uma proibição. Se você deixar num
dia e não deixar no outro, as crianças tentarão tirar proveito dessa brecha.
"Apenas alunos com hiperatividade ou alguma deficiência devem receber,
eventualmente, um tratamento diferenciado. E isso os colegas de classe
conseguem entender", observa Daniela.
2)- Altere a voz e a expressão, mas
não grite: Quando fizer uma censura, altere a voz para marcar a emoção, mas
não se mostre muito irritada, pois pode parecer que você não se sente capaz de
controlá-los. Em caso de balbúrdia geral, adote códigos de silêncio:
- Bata palma 3 vezes;
- Apague a luz;
- Comece a cantar;
- Pare tudo e sente-se.
3)- Combine as regras de antemão:
Essa atitude impede que você tenha de explicar a razão de uma regra no momento
em que ela é quebrada. E a melhor forma de chegar às regras que valerão a todos
é a chamada assembléia. "Promova uma assembléia: Em roda, estimule-os a
expressar o que consideram certo e errado. Fale você também. Os motivos das
regras devem ser discutidos nessa hora. Assim, no momento de chamar a atenção
de um aluno, diga "Lembra que isso é errado?", partindo do princípio
de que a justificativa já foi dada."
4)- Não peça para a criança
refletir: Se tiver de refletir quando faz algo errado, a criança pode
acabar relacionando a reflexão a algo negativo. Como a reflexão é essencial no
aprendizado e na vida em geral, evite ligá-la a situações de repreensão.
5)- Adote a cooperação: A
cooperação pode ser um santo remédio para maus comportamentos. Peça para os
alunos arrumarem a classe com você ou para participar do "conserto"
de algo que fez: se machuca um colega, pode ajudar no curativo.
6)- Expressão dos sentimentos:
Dizer "Não gostei" ou "Isso me ofende" é muito válido,
pois, na vida em sociedade, sempre teremos de lidar com os limites das outras
pessoas. Se você se expressa, mostra ao aluno que tem sentimentos a ser
respeitados.
7)- Dê exemplos positivos: Não
basta dizer que a atitude está errada. Especifique com o aluno como poderia ter
sido diferente.
IMPORTANTE!
- A autoridade da classe é a
professora: seja firme!
- Se a turma inteira estiver
desinteressada, questione-se sobre a atividade. Ela pode não ser adequada.
- Só comunique os pais se o aluno
apresentar especial dificuldade com regras.
-Lembre-se: crianças de até 6 anos não
têm disposição para ouvir sermões. Faça observações curtas e diretas, como
"Isso não pode" e "Pare com isso".
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