domingo, 24 de janeiro de 2010

MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL




A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como organizo o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos das coisas, brincam com as formas, ocupam um espaço e assim, vivem e descobrem a matemática. Contudo, é importante pensarmos que tipo de materiais podemos disponibilizar para as crianças a fim de possibilitar-lhes tais descobertas.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (2008, p. 207) alerta que o trabalho com noções matemáticas deve atender as necessidades da criança de Educação Infantil e estimulá-la a construir conhecimentos nos mais variados domínios do pensamento.

Os objetivos da Educação Infantil para o Ensino da Matemática segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. 215) são:

-estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc. (...)

-reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;

-comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;

-ter confiança em suas estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.

Um comentário:

  1. Amei o seu blog, parabéns!
    É ótimo trabalhar na Educação Inafantil pautada nos referenciais, essa postangem sobre a matemática ficou excelente...

    Bjkas:)

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